quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Vitiligo




Vitiligo é uma doença não – contagiosa em que ocorre a perca da pigmentação natural da pele. Sua etiologia ainda não é bem compreendida, embora o fato autoimune para ser importante.


Esta despigmentação ocorre geralmente em forma de placas no rosto, nas mães e em qualquer outro local do corpo, também é possível que haja despigmentação no cabelo. O local atingido fica com aspecto esbranquiçado e bastante sensível ao sol, podendo ocorrer serias queimaduras caso exposto ao sol sem protetor. Tende a piorar com a tensão e a ansiedade, em situações de stress como provas e concursos são comuns aparecerem novas partes que podem ficar permanentemente.

Vitiligo no couro cabeludo afetara a cor do cabelo, deixando manchas ou listas brancas. Os bigodes, barbas e pelos do corpo podem ser afetados de forma similar.

Tratamento do vitiligo

Esteróide tem sido usado para remover as manchas brancas, porem não é muito eficiente. Outro tratamento mais radical é tratar quimicamente para remover todo o pigmento da pessoa para que a pele fique mais uniforme.

Ao que tudo indica, foi o que aconteceu com o astro do pop Michael Jacson!

Recomendações

Procure um dermatologista para diagnostico e tratamento, se nota um aparecimento de mancha branca na pele. Não há como prevenir as lesões de vitiligo ou progressão da doença.

Causas

Teoria neural

Vitiligo segmenta: incide geralmente sobre a região do um nevo (pinta) e são provocadas por substancia que destroem os melanócitos, células que produzem melanina.

Teoria citóxica

A despigmentação da pele é provocada por substancias como a hidroquinona presente em materiais como a borracha e certos tecidos.

Teoria auto-imune

Consiste na formação de anticorpos e destroem o melanócito ou inibem a produção de melanina

Ruthe

Nenhum comentário: