terça-feira, 6 de outubro de 2009

Psoríase



A psoríase é uma doença dermatológica benigna, não contagiosa e crônica – com fases de piora e fases de melhora. Seu surgimento ou piora estão relacionados a fatores desencadeantes, como o estresse, medicamentos, clima e algumas doenças, como diabetes.
As regiões afetadas são, principalmente, joelhos, cotovelos, couro cabeludo, palma das mãos e sola dos pés e, em razão de suas características, pode ser confundida com outras doenças, tais como micose, alergia e câncer de pele.
De acordo com o aspecto e localização, a doença recebe um nome específico:
Psoríase vulgar, Psoríase gutata, Psoríase invertida, Psoríase eritrodérmica, Psoríase ungueal, Psoríase artropática, Psoríase pustulosa, Psoríase palmo-plantar, Artrite psoriásica.
Banhos de Sol melhoram o quadro das lesões em 80% dos casos e o uso de cremes hidratantes melhoram as descamações e evitam rachaduras. Estresse, alguns fármacos, o uso de álcool e cigarro e coçar as lesões são fatores que pioram o quadro.
As formas de tratamento dependem do tipo da psoríase: em casos mais brandos, o uso de medicação tópica, como xampus, pomadas e loções são considerados e, nas formas mais avançadas, o uso de medicamentos orais ou injetáveis e sessões de fototerapia.
Pode ser controlada com auxílio de um médico especializado. Infelizmente, ainda não se sabe como preveni-la.


Nome: Samara Cortez

Nenhum comentário: