“pigmentação por pigmentos produzidos dentro do corpo”.
A pigmentação endógena pode ser dividida em dois grupos: grupos dos pigmentos hemáticos ou hemoglonógenos, oriundos de lise da hemoglobina, e grupo dos pigmentos melânicos, originados de melanina.
HEMOSSIDERINA: resultado da polimerização do grupo heme da hemoglobina, a hemossiderina é uma espécie de armazenagem do íon ferro cristalizada.
PORFIRINA: pigmento originado semelhantemente à hemossiderina, sendo encontrado mais na urina em pequena quantidade. Quando há grande produção deste, pode ocasionar doenças denominadas de “porfirias”.
BILIRRUBINA: é o produtor de lise do anel pirrólico, sem a presença de ferro. Conjugada ao ácido glucurônico pelo hepatócito, a bilirrubina torna-se mais difisivel, não se concentrando nas células que fagocutam hemáceas, o que provoca um aumento generalizado desse pigmento, denominado de icterícia.
HEMATOIDINA: pigmento de coloração mais amarela que a hemossiderina, apresentado granulação sob a forma de cristais bem nítidos. Forma-se em local com pouco oxigênio. Esses pigmentos são naturalmente encontrados no organismo.
Ruthe.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário