domingo, 11 de outubro de 2009

Sarampo


O sarampo é uma doença quase erradicada no Brasil, mas deve ser sempre lembrada por ser potencialmente grave especialmente em desnutridos, e altamente contagiosa.


É causado por um vírus chamado Parvovírus e a fonte de contágio são os doentes, que disseminam o vírus através de gotículas de saliva e de secreção nasal.

Os sintomas iniciais, antes mesmo do aparecimento das primeiras lesões de pele, são a febre, grande produção de catarro com tosse, conjuntivite e fotofobia e duram por cerca de 3 a 5 dias. Surge, então, as lesões na pele, constituídas de pequenas bolinhas vermelhas, iniciando-se atrás das orelhas, pescoço e face, estendendo-se a todo o corpo em 3 dias. E ao final da primeira semana ocorre uma descamação fina de toda a pele. A febre, que se torna elevada com o aparecimento das "bolinhas vermelhas" na pele, regride gradualmente a partir do terceiro dia das lesões. Sua persistência após o quarto dia sugere complicação por infecção bacteriana, especialmente otite (infecção de ouvido) e pneumonia.

O período do contágio ocorre desde o início do aparecimento dos primeiros sintomas até 4 dias após o desaparecimento das lesões na pele

Não existe um tratamento específico para o sarampo, podendo ser administrado medicamentos somente para melhora dos sintomas, como por exemplo, antipiréticos para a febre. A grande arma contra o sarampo é a prevenção através da vacina.

Ruthe.

Nenhum comentário: