segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O que é lúpus eritematoso sistêmico

O lúpus é uma das muitas desordens do sistema imunológica conhecidas como doenças auto-imunes. Nestas doenças, o sistema imunológico se vira contra partes do corpo que ele deveria proteger. Isso ocasiona inflamação e dano a vários tecidos do corpo. Lúpus pode afetar muitas partes do corpo, incluindo articulações, pele, rins, coração, pulmões, vasos sanguíneos, e cérebro.

Há vários tipos de lúpus. O lúpus eritematoso sistêmico é a forma da doença, que a maioria se refere quando fala de lúpus. A palavra sistêmico significa que a doença pode afetar muitas partes do corpo

Causas do lúpus eritematoso sistêmico

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença complexa, e sua causa é desconhecida. Lúpus eritematoso sistêmico provavelmente tem como causa uma combinação de genética, ambiente, e possivelmente fatores hormonais.


Sintomas do lúpus eritematoso sistêmico

Cada pessoa com lúpus eritematoso sistêmico tem sintomas levemente diferentes, que podem variar desde leves a severos, e podem aparecer e desaparecer com o tempo. Porém, alguns dos sintomas mais comuns de lúpus incluem artrite, febre sem explicação, e fadiga extrema. Uma ferida vermelha na pele característica pode aparecer pelo nariz e bochecha. As feridas também podem aparecer na face, orelhas, braços, ombros, peito e mãos. Uma vez que muitas pessoas com lúpus são sensíveis à luz solar, as feridas na pele geralmente aparecem primeiramente ou pioram depois da exposição ao sol.

Alguns sintoma comuns de lúpus eritematoso sistêmico são:
* Artrite e dor muscular.
* Febre sem explicação.
* Feridas vermelhas, mais comumente na face.
* Dor no peito ao respirar fundo.
* Perda de cabelo incomum.
* Dedos pálidos ou roxos com o frio ou estresse.
* Sensibilidade à luz solar.
* Úlceras na boca.
* Edema nas pernas ou ao redor dos olhos.
* Glândulas inchadas.
* Fadiga extrema.
Algumas pessoas também experimentam dor de cabeça, tontura, depressão e confusão. Alguns sistemas do corpo também podem ser afetados pelo lúpus eritematoso sistêmico, como: sistema renal, sistema respiratório, sistema nervoso central, e sistema cardiovascular.

Diagnóstico do lúpus eritematoso sistêmico

O diagnóstico do lúpus pode ser difícil. Pode-se levar meses, ou até anos, para que os médicos reúnam os sintomas para diagnosticar essa doença complexa com precisão. Dar ao doutor um histórico médico preciso é crucial para o diagnóstico. Essas informações, juntamente com exame físico e resultados de testes laboratoriais, ajudam o médico a determinar se a pessoa tem lúpus eritematoso sistêmico. Nenhum teste sozinho pode determinar se a pessoa tem lúpus, mas vários testes laboratoriais podem ajudar no diagnóstico. O médico também pode pedir biópsia da pele ou rins caso esses sistemas estejam afetados.
Tratamento do lúpus eritematoso sistêmico

Uma pessoa com lúpus eritematoso sistêmico pode procurar um clínico geral ou um reumatologista. O reumatologista é um médico que se especializa em doenças reumáticas, as quais freqüentemente envolvem o sistema imunológico. Imunologistas também podem tratar pacientes com lúpus. À medida que o tratamento progride, outros profissionais da saúde geralmente podem ajudar, como enfermeiros, nefrologistas, hematologistas, dermatologistas e neurologistas. O plano de tratamento para lúpus é elaborado baseado na idade do paciente, sexo, saúde, sintomas e estilo de vida. O tratamento geralmente envolve o uso de remédios, como antiinflamatórios não-esteróides, antimaláricos, corticosteróides, imunodepressivos.

Gravidez para a mulher com lúpus eritematoso sistêmico

Embora a gravidez da mulher com lúpus eritematoso sistêmico seja considerada de alto risco, na maioria dos casos o bebê consegue nascer saudável. Mulheres com lúpus têm maior taxa de aborto espontâneo e parto prematuro. O ideal é que a mulher não tenha nenhum sinal ou sintoma de lúpus e não esteja tomando medicação por pelo menos 6 meses antes de ficar grávida.





Ruthe.

Um comentário:

Tony Madureira disse...

Olá,

Este post está espectacular. Parabéns!