segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Alterações da hemostasia na gravidez

Resumo:
A gravidez normal está associada a complexas alteraçöes da hemostasia, que resultam em um estado de hipercoagulabilidade sanguínea. Admite-se que este estado de hipercoagulabilidade visa uma açäo eficaz no momento do parto, prevenindo uma hemorragia excessiva. Neste artigo, foi feita uma revisäo dos estudos citados na literatura, onde foram avaliados diversos parâmetros do sistema hemostático na gravidez. A exacerbaçäo da ativaçäo do mecanismo da coagulaçäo na gravidez, embora fisiológica, pode levar a eventos trombembólicos, principalmente em mulheres portadoras de fatores hereditários e/ou adquiridos, que possuem uma conhecida predisposiçäo à formaçäo de trombos. O reconhecimento de outros fatores, que possam contribuir ainda mais para a exacerbaçäo da coagulaçäo, assume enorme importância para a adoçäo de medidas prolifáticas efetivas em gestantes de risco, especialmente na gravidez avançada e no puerpério, visando a prevençäo de complicaçöes trombembólicas (AU)






Hemostasia

Definição Português:
Processo que estanca espontaneamente o fluxo de SANGUE de vasos que conduzem sangue sob pressão. É realizado pela contração dos vasos, adesão e agregação dos elementos sangüíneos formados (p. ex., AGREGAÇÃO ERITROCÍTICA) e o processo de COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA.


Complicações Hematológicas na Gravidez
Co-ocorrência de gravidez e uma doença sangüínea (DOENÇAS HEMATOLÓGICAS) que envolve as CÉLULAS SANGÜÍNEAS ou os FATORES DE COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA. O transtorno hematológico pode ser anterior ou posterior à FERTILIZAÇÃO e pode ou não ter um efeito deletério na mulher grávida ou no FETO.



Ruthe.



Nenhum comentário: