terça-feira, 18 de agosto de 2009

LER - Lesão por Esforço Repetitivo






É a lesão causada pelo desempenho de atividades repetitivas e contínuas, tais como tocar piano, dirigir caminhões, digitação, etc. A doença resultante pode ser caracterizada com diferentes nomes como: síndrome do carpo, tendinites, tensinovites, etc. Alguns fatores de risco contribuem para a instalação desta lesão, dentre eles: movimentos repetitivos, tracionamentos, postura incorreta , içamento de peso, etc. A LER, instala-se lentamente no organismo humano e muitas vezes passa despercebido ao longo de toda uma vida de trabalho e quando é percebida já existe um severo comprometimento da área afetada.

As medidas preventivas destinadas a evitar a LER são oriundas de estudos ergonômicos, e não necessariamente são soluções complexas e caras, na realidade muitas vezes estudos complexos geram soluções simples e efetivas. Em alguns casos torna-se necessário reprojetar o ambiente do trabalho para garantir a eliminação dos riscos.
A norma regulamentadora de n° 17(NR17) estabelece várias recomendações ergonômicas relativas ao ambiente do trabalho, dentre elas a de que o trabalho efetivo de entrada de dados (digitação) não pode ultrapassar a 5 horas diária e que cada 50 minutos de digitação deve haver uma pausa de 10 minutos.

Nome: Samara cortez

Nenhum comentário: